Make your own free website on Tripod.com








4 Women & a Car
Mensagem Portuguesa













Home

English Message | Mensagem Portuguesa | The Women - I | The Women - II | Noticias | Contacts & Links





4 Mulheres e Um Carro

Por: Nellie Pedro

A exposição «4 Mulheres e Um Carro», realça algumas das mulheres que eu conheço e admiro. Cada fotografia reflecte a parte mais importante das mulheres a cabeça. Convido-vos a ver, a admirar e a apreciar as suas características. Observem bem os seus olhos e percebam a alma, o coração e a mente de cada uma. Através da boca, percebam o que têm para contar. Olhem cada um dos rostos e vejam o amor, respeito, individualidade e a unicidade de cada personagem. Cada uma das diferentes imagens está destinada a representar a mesma função, mas o significado obtido através de cada uma, é único. As mulheres fotografadas libertaram a sua individualidade: identificamo-nos com elas, como um todo. No contexto desta exposição, vêmo-las como unificadoras deste espaço. Não se trata de uma unificação apenas visual, ela brota do espaço cultural comum, partilhado por estas mulheres. É este o sentido que pretendo explorar nesta exposição.

Quem é a mulher, o que faz, o que observa e vê, o que pensa, ouve e o que diz, está tudo simbolizado na fotografia. Os seus olhos rejeitam, atraem, falam ou permanecem silenciosos. Todos estes sentimentos provêm da mais importante parte da mulher a cabeça. O que uma mulher parece ser da cabeça para baixo, é influenciado pelo cérebro. Os esboços (os desenhos) representam a minha visão de cada mulher nesta exposição. Por todas elas sinto apreço, respeito e admiração por aquilo que são.

O cor-de-rosa nesta exposição é a único traço físico que todas têm em comum. A certa altura das nossas vidas, todas nós, mulheres, tivémos de usar a cor rosa. Esta cor é um código comum em muitas sociedades ocidentais de forma a separar a aparência física entre rapazes e raparigas. Todas as nossas mães se preocuparam em nos vestir de cor-de-rosa enquanto bebés e mesmo durante a juventude.

Porquê o rosa? Cor-de-rosa é suavidade. Suave em todos os níveis, o físico, o mental e emocional. É usado para acalmar situações de conflito e negligência. O rosa desperta também compaixão, amor e pureza. Reconforta as energias emotivas do indivíduo. Tudo isto poderá explicar porque é que ainda hoje algumas de nós gostam de cor-de-rosa.

As minhas imagens de «4 Mulheres e um Carro» de mãos dadas, é um convite a que todas o façamos. Um símbolo de unidade, amizade, amor e conforto. Devemo-nos juntar, unir, ficar ligadas e proteger as mulheres de todas as idades. As meninas de hoje serão as mulheres de amanhã. As mulheres são as mães de seres humanos.

O título da minha exposição «4 Mulheres e um Carro» deriva de uma experiência pessoal com três das minhas amigas, jovens mulheres. Sempre gostei de desenvolver amizades sinceras com as amigas. Ir passear ou ficar com uma amiga, é uma experiência inspiradora, reconfortante e proveitosa. As mulheres precisam e deveriam sair com mais frequência com as amigas. Metam-se num carro ou transporte público, dêem um passeio a pé com amigas. Descubram quão bonitas são as mulheres e aprendam umas com as outras. Respeitem e admirem todas as mulheres.

Só as mulheres poderão, verdadeiramente, compreender as mulheres.

Feliz Dia das Mulheres

Nellie Pedro